SENHORA DO CARMO
Perdoa, Senhora Nossa, o pecador inveterado endereçar palavras pobres À Mulher mais rica, mais santa e mais perfeita que há no mundo.
A isso se abalança que considere que do alto do calvário nos foste apontada como Mulher e nossa Mãe.
Querida mãe, os teus filhos da região de Moura, desta terra hospitaleira, todos lá vamos mais uma vez a teus pés ajoelhar, a fim de tributar-te a veneração, os agradecimentos e as honras que mereces. Quando em préstito percorreres as ruas desta cidade hás-de notar lágrimas de comoção em muitas faces, mudas preces em muitos corações, e no espaço as vibrações melodiosas da nossa maneira de rezar cantando: “Nossa Senhora, rogai por nós”.
Faz que, despertem do interior de cada um dos teus filhos, e venham à tona, os mais puros sentimentos de fraternidade porventura ali adormecidos, pois é com amor fraterno que se amassa a paz e o pão.
Faz que se liberte da escravidão do vício, e dos outros males a ele associados, aquela porção da juventude afectada por tal desgraça.
Querida Senhora, permite que esta nossa festa se revista do brilho e dignidade que mereces, que por via dela a cidade mais se enobreça, e sobre a sua gente, e sobre todo o mundo, caiam em abundância as bênçãos das Alturas.
Dr. Bento Caldeira, no Livro das Festas do Ano de 1995
Sem comentários:
Enviar um comentário