sábado, 12 de maio de 2012

Histórias e Memórias - ano de 2000

Histórias e Memórias – ano de 2000
… “Este foi o último ano que no casão, sede da Comissão de festas, se procedeu à distribuição do bodo pelas famílias mais carenciadas”.
A comissão de 2000 com receio que as chuvas voltassem a estragar as festas, mas não querendo tomar uma decisão sem que os mourenses se pronunciassem, decidiram auscultar a população sobre qual a data em que tinham preferência para as festas da Padroeira, assim colocaram em vários estabelecimentos comerciais um inquérito a que a população respondeu afirmativamente à mudança de data para o mês de Julho.
“Após alguma luta e acesa discussão, chegou-se à conclusão que estas deverão ocorrer, efectivamente, na data indicada no longínquo ano de 1332, pelo que desde o ano de 2000, se celebra de novo no mês de Julho.”…
Terminadas as festas em Honra de Nª Sª do Carmo do ano de 2000, com um saldo positivo, decidiram os festeiros saldar a divida das festas do ano anterior.
“Terminadas as celebrações … ficamos a saber da inexistência de elementos que queiram formar uma comissão para os festejos do próximo ano. Não conseguindo encontrar «afilhados», que queiram assumir essa incumbência. Novidade das Novidades é o aparecimento, de uma lista que se propõe para a realização dos festejos e o consequente desaparecimento da figura do «Padrinho», como símbolo de guardião da continuidade das festas.”…
De realçar ainda que no ano de 2007 a comissão desse ano e a comissão do ano de 2000, juntaram-se e compraram uma nova tenda de comes e bebes, com mais espaço e melhores condições de trabalho, para as comissões vindouras, sendo inaugurada pela comissão de 2008.

Comissão de Festas do ano de 2000:
- António Francisco da Cruz dos Santos
- Carlos Manuel Neves Chaparro (russo)
- Daniel Ângelo dos Santos Ortiz Rodrigues
- José Joaquim Ramos Barão (Arriba)
- José Domingos Correia Garcia (Chá)
- José Valente Cerol
- Manuel Francisco França Sofrino

Sem comentários:

Enviar um comentário